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assistindo bingo,Arena de Jogos de Cartas da Hostess, Liderando Você em Batalhas com Heróis, Onde Cada Jogo Se Torna Uma Aventura Épica de Estratégia e Coragem..Em Portugal, desde o final dos anos 60, houve um movimento de artistas populares e empenhados, maioritariamente de esquerda, que quiseram contribuir para o desenvolvimento de uma consciência política através da canção. A cultura da canção popular em geral é de particular importância e explosividade em Portugal por várias razões: Portugal, como um país largamente agrário, pouco industrializado e pouco afectado pela cultura de massas moderna, tinha uma cultura de música popular rica e intacta na qual os compositores se podiam inspirar. Por outro lado, a forma de canção considerada típica do Portugal urbano é o fado, tornado internacionalmente famoso por Amália Rodrigues, uma música de lamento maioritariamente sombria e melancólica que evoca a felicidade do passado e cuja atitude fatalista se opõe a qualquer compromisso político orientado para o futuro. A canção, que tem uma tradição popular, presta-se como um meio artístico num país onde, em meados dos anos 70, mais de 30% da população ainda não sabia ler nem escrever. Ao contrário da "literatura" no sentido tradicional, que é reservada a uma elite, a canção atinge as camadas mais vastas da população. A ocasião decisiva, porém, é a situação política de opressão contra a qual os jovens artistas portugueses levantam a sua voz nos anos 70. Durante quarenta anos, o país foi governado pela ditadura fascista de António de Oliveira Salazar, que desperdiçou o potencial económico e humano do país gravemente enfraquecido numa guerra colonial em África. A expressão aberta de opinião crítica, por exemplo em livros de qualquer tipo e em jornais, não era permitida pela censura e pela omnipresença da polícia secreta da PIDE. Uma das poucas formas de desabafar o descontentamento e expressar esperança de mudança foi uma canção cantada espontaneamente aqui e ali. No desenvolvimento que levou à Revolução dos Cravos em 25 de abril de 1974, a canção política desempenhou um papel importante. José Afonso, também conhecido por Zeca Afonso, passou vários anos nas prisões políticas do Estado Novo, e, após o fim da sua sentença, escreveu, cantou, e deu concertos, assim como fez discos que eram clandestinos ou intensamente censurados. O seu nome era proibido nos jornais, pelo que, para evadir a censura, o seu nome escrito ao contrário, "Esoj Osnofa", era utilizado.,Os nós são porções de ramos incluídos no tronco da planta ou ramo principal. Os ramos originam-se, em regra, a partir do eixo central do caule de uma planta (a ''medula'') e, enquanto vivos, tal como o tronco, aumentam em tamanho com a adição anual de camadas lenhosas. A porção incluída é irregularmente cónica, com a ponta na medula. A direcção das fibras forma ângulos rectos ou oblíquos a grã do caule, produzindo um cruzamento de grãs..
assistindo bingo,Arena de Jogos de Cartas da Hostess, Liderando Você em Batalhas com Heróis, Onde Cada Jogo Se Torna Uma Aventura Épica de Estratégia e Coragem..Em Portugal, desde o final dos anos 60, houve um movimento de artistas populares e empenhados, maioritariamente de esquerda, que quiseram contribuir para o desenvolvimento de uma consciência política através da canção. A cultura da canção popular em geral é de particular importância e explosividade em Portugal por várias razões: Portugal, como um país largamente agrário, pouco industrializado e pouco afectado pela cultura de massas moderna, tinha uma cultura de música popular rica e intacta na qual os compositores se podiam inspirar. Por outro lado, a forma de canção considerada típica do Portugal urbano é o fado, tornado internacionalmente famoso por Amália Rodrigues, uma música de lamento maioritariamente sombria e melancólica que evoca a felicidade do passado e cuja atitude fatalista se opõe a qualquer compromisso político orientado para o futuro. A canção, que tem uma tradição popular, presta-se como um meio artístico num país onde, em meados dos anos 70, mais de 30% da população ainda não sabia ler nem escrever. Ao contrário da "literatura" no sentido tradicional, que é reservada a uma elite, a canção atinge as camadas mais vastas da população. A ocasião decisiva, porém, é a situação política de opressão contra a qual os jovens artistas portugueses levantam a sua voz nos anos 70. Durante quarenta anos, o país foi governado pela ditadura fascista de António de Oliveira Salazar, que desperdiçou o potencial económico e humano do país gravemente enfraquecido numa guerra colonial em África. A expressão aberta de opinião crítica, por exemplo em livros de qualquer tipo e em jornais, não era permitida pela censura e pela omnipresença da polícia secreta da PIDE. Uma das poucas formas de desabafar o descontentamento e expressar esperança de mudança foi uma canção cantada espontaneamente aqui e ali. No desenvolvimento que levou à Revolução dos Cravos em 25 de abril de 1974, a canção política desempenhou um papel importante. José Afonso, também conhecido por Zeca Afonso, passou vários anos nas prisões políticas do Estado Novo, e, após o fim da sua sentença, escreveu, cantou, e deu concertos, assim como fez discos que eram clandestinos ou intensamente censurados. O seu nome era proibido nos jornais, pelo que, para evadir a censura, o seu nome escrito ao contrário, "Esoj Osnofa", era utilizado.,Os nós são porções de ramos incluídos no tronco da planta ou ramo principal. Os ramos originam-se, em regra, a partir do eixo central do caule de uma planta (a ''medula'') e, enquanto vivos, tal como o tronco, aumentam em tamanho com a adição anual de camadas lenhosas. A porção incluída é irregularmente cónica, com a ponta na medula. A direcção das fibras forma ângulos rectos ou oblíquos a grã do caule, produzindo um cruzamento de grãs..